Time Brasil BRB confirma favoritismo diante da Coreia e avança aos Qualifiers da Billie Jean King Cup
Brasília (DF) – O Time Brasil BRB está classificado para os Qualifiers da Billie Jean King Cup by Gainbridge. No segundo dia dos Playoffs contra a Coreia do Sul, na Arena BRB, em Brasília (DF), Beatriz Haddad Maia venceu Soyun Park, por 6/2 6/1, enquanto Luisa Stefani e Ingrid Martins ganharam de Dayeon Back e Bo-young Jeong, por 6/1 6/2.
Com a vitória por 4 a 0, as brasileiras aguardam o sorteio para conhecerem as adversárias dos Qualifiers, que acontecem em abril. Se vencerem novamente, a equipe avança às Finais do torneio em 2024 e disputam o título da Copa do Mundo do Tênis Feminino.
Abrindo o segundo dia de jogos, Bia manteve a superioridade em quadra e não deu chances para Sohyun Park. Em pouco mais de uma hora de partida (1h06), a paulista anotou 6/2 6/1 e confirmou a classificação brasileira.
Com duas vitórias no confronto, Bia explicou que a principal diferença entre elas foi como conseguiu lidar com a ansiedade em quadra. “O nervosismo foi muito parecido por conta do meu perfil. O que mudou foi que tratei melhor as emoções e joguei mais solta. De qualquer forma, o frio na barriga mostra que eu me importo com o momento, já que ele é o mesmo de quando eu jogava pelo meu clube e pela minha cidade e ainda fico assim num Grand Slam. Estou muito feliz por ter conseguido evoluir em quadra e também por sair com dever cumprido”, disse.
Mesmo com o confronto definido, Luisa formou dupla com Ingrid Martins, estreante na Billie Jean King Cup, e as atletas derrotaram Dayeon Back e Bo-young Jeong e aumentaram a vantagem brasileira, após ganharem por 6/1 6/2.
Ingrid comentou sobre a empolgação de realizar a primeira partida na competição. “Eu estava muito feliz em quadra. Antes da partida eu só pensava em desfrutar o momento e deu tudo certo. É ótimo poder estar nesse time, ainda mais com uma atmosfera incrível em Brasília”, citou.
Luisa também agradeceu a presença do público e falou sobre a sequência para o resto do ano. “Foi ótimo jogar com uma torcida tão calorosa e espero que tenhamos mais experiências como as que tivemos aqui. Estou finalizando a temporada e não poderia ter acontecido de forma melhor”, pontuou.
O presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Rafael Westrupp, fez um balanço positivo sobre o confronto. "Falando do evento como um todo, tivemos público presente e participante, enfrentando um calor que não estava previsto para essa época do ano. A infraestrutura atendeu os anseios da comissão técnica. E temos que destacar o comprometimento de todas as atletas no confronto. É o primeiro passo dentro do propósito de chegar muito mais longe", afirmou.
Resultados - Time Brasil BRB 4 x 0 Coreia
Sexta-feira
Laura Pigossi (BRA) d. Sohyun Park (KOR) - 6/1 6/1
Beatriz Haddad Maia (BRA) d. Yeonwoo Ku (KOR) - 6/0 6/4
Sábado
Beatriz Haddad Maia (BRA) d. Sohyun Park (KOR) - 6/2 6/1
Luisa Stefani (BRA)/Ingrid Martins (BRA) d. Dayeon Back (KOR)/Bo-young Jeong (KOR) - 6/1 6/2
A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).