Com número expressivo de atletas, tênis brasileiro se despede de Tóquio-2020

País teve o maior número de tenistas classificados para uma edição dos Jogos Paralímpicos no exterior

Tóquio (Japão) – O tênis em cadeira de rodas do Brasil encerrou nesta segunda-feira a sua participação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. A delegação deixa como marca o fato de ter sido a maior do país para uma edição do evento no exterior, com a presença de sete atletas: quatro na categoria open masculina, duas na open feminina e um na quad.

O tênis entrou no quadro de modalidades dos Jogos Paralímpicos a partir de Atlanta-1996, e, desde então, o Brasil não teve algum atleta representando o país apenas em Sidney-2000. No entanto, o que se nota é a evolução do desempenho dos atletas brasileiros no circuito mundial, o que possibilita a classificação para participar do maior evento esportivo da modalidade.

Em Atenas-2004 e Pequim-2008, o Brasil teve dois atletas em cada edição. Em Londres-2012, foram cinco classificados. Desta vez, o Brasil bateu o recorde com a participação de sete tenistas, ficando atrás apenas da Rio-2016, quando oito tenistas estiveram em quadra.

"Essa evolução no número de participantes é fruto do trabalho que a CBT realiza nos últimos anos, profissionalizando a modalidade e possibilitando que nossos atletas percorram o circuito internacional. Já estamos trabalhando de olho em 2024 e esperamos que lá consigamos essa tão esperada medalha, o que coroaria o trabalho que vem sendo planejado e realizado em várias mãos", destaca Jesus Tajra, vice-presidente da CBT.

Em Tóquio, um dos destaques do Brasil foi a mineira Meirycoll Duval, de 26 anos, que fez sua estreia em Jogos Paralímpicos. Depois da vitória na estreia, nesta segunda-feira ela enfrentou a japonesa Yui Kamiji, segunda colocada do ranking mundial, e perdeu por 2 sets a 0.

"Eu tive a oportunidade de viver um sonho que existia desde que comecei a jogar tênis. Eu vim no intuito de representar o tênis feminino, o tênis brasileiro, e estar aqui é demais. Não é um sonho completamente realizado porque eu quero uma medalha. Vou seguir treinando e trabalhando duro, pois 2024 está logo ali, e vou continuar em busca de mais este sonho", destaca a mineira.

Além de Meirycoll, os brasileiros que avançaram mais longe na competição foram Daniel Rodrigues e Gustavo Carneiro, superados na segunda rodada de duplas pelos belgas Joachim Gerar e Jef Vandorpe por 2 sets a 0.

Participaram ainda desta edição dos Jogos Paralímpicos Rafael Medeiros, Mauricio Pomme, Ana Caldeira e Ymanitu Silva. O país teve ainda três treinadores compondo a delegação: Vinicius Cyrillo, Leo Butija e Patricio Arnold, com Raphael Oliveira como chefe de equipe.

LISTA DE PARTICIPANTES DO BRASIL EM JOGOS PARALÍMPICOS

Atlanta 1996 (2)
José Carlos Morais
Franscisco Reis Junior

Atenas 2004 (2)
Mauricio Pomme
Carlos Santos

Pequim 2008 (2)
Mauricio Pomme
Carlos Santos

Londres 2012 (5)
Rafael Medeiros
Carlos Santos
Daniel Rodrigues
Mauricio Pomme
Natália Mayara

Rio 2016 (8)
Rafael Medeiros
Mauricio Pomme
Daniel Rodrigues
Carlos Santos
Rejane Candida
Natalia Mayara
Ymanitu Silva
Rodrigo Oliveira

Tóquio-2020 (7)
Daniel Rodrigues
Gustavo Carneiro
Rafael Medeiros
Mauricio Pomme
Meirycoll Duval
Ana Caldeira
Ymanitu Silva

Fotos: Matsui Mikihito/CPB