Definidos os campeões do 36º Bahia Juniors Cup

Baiano leva o troféu nos 16 anos. Catarinense venceu seu quarto torneio consecutivo na categoria mundial

No feminino, a catarinense Maria Turchetto marcou um duplo 6/2 sobre Stephany de Lima e venceu seu quarto torneio seguido e somou sua 19ª vitória consecutiva: "Era meu objetivo vencer o torneio. Não imaginava ter essa sequência vitoriosa, mas estava trabalhando bem para isso", disse a tenista de Florianópolis (SC) que não sentiu a mudança de piso do saibro para o duro desta semana na capital baiana: "Até prefiro jogar na quadra rápida, favorece meu estilo de jogo. Joguei bem a semana toda e me senti confiante. Stephany fez uma ótima final, mas consegui ir bem na decisão", disse a tenista de Florianópolis (SC) que foi campeã de duplas ao lado de Valentina Silva.

Entre os meninos, em final carioca, melhor para João Fonseca que passou por Victor Alves em duelo carioca com 6/2 7/6 (9/7). Nas duplas os títulos foram para Pedro Rodrigues e Ricardo Dutra.

Nos 14 anos, torneio com pontos no ranking sul-americano do Cosat, título para o paulista Marco Ianoni superando o segundo favorito, Caio Dourado. O baiano Guilherme Barral caiu na semifinal.

Nos 16 anos, o baiano Gabriel Godoy ficou com o caneco derrotando Pedro Rocha por 6/3 6/2.

O torneio teve 240 atletas do Brasil, Sérvia, Chile e Estados Unidos e vai até esta sexta-feira, dia 5, com pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis até 18 anos, pontos no ranking sul-americano até 14 e 16 anos e no ranking nacional até 12 anos.

"Muito feliz por fazer mais uma edição do Bahia Juniors Cup com muito esforço e ótima parceria com a Sudesb, Governo do Estado, Bahiano de tênis abrindo as portas e falando como presidente da Federação Bahiana de Tênis foi um salto extremamente positivo para a Bahia tivemos a campeã de 12 anos feminina que apesar de ser de São Paulo, os pais são daqui do clube, tivemos o vice-campeão do masculino, o Felipe Badaró, um semifinalista nos 14 masculino, o campeão de 16 anos masculino, o Victor Rocha que com 14 anos passou o quali de simples e nas duplas marcou o primeiro ponto no ranking mundial até 18 anos , depoimentos de vários pais onde os filhos pedem para intensificar seus treinamentos , acho que atingimos todos os objetivos técnicos para o desenvolvimento do tênis local. Como diretor do torneio foi muito satisfatório receber 240 atletas e não ter reclamações, apenas elogios de quadras, conforto dos clube, comida,arbitragem. É muito gratificante. Semana tensa com previsão de tempo nada boa, mas conseguimos finalizar o torneio. E com certeza voltaremos mais forte ainda para 2022", disse Duda Catharino, diretor da competição.

O Bahia Juniors Cup é celeiro de grandes nomes do tênis brasileiro. Já disputaram a competição nomes como Gustavo Kuerten, campeão em 1993 na categoria 16 anos sobre o talento baiano Duda Catharino Gordilho em batalha de três sets, Fernando Meligeni, André Sá, o ex-número 1 do mundo de duplas, Marcelo Melo, Teliana Pereira e mais recentemente João Menezes, Medalha de Ouro dos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru, e que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. O baiano Natan Rodrigues e o catarinense Pedro Boscardin, que chegaram ao top 10 juvenil disputando os Grand Slams, fizeram a estrelada final na temporada 2018 com triunfo do tenista local.

*Hall dos Campeões:*

18 anos
Masculino - João Fonseca (BRA) - Duplas - Pedro Rodrigues/Ricardo Machado (BRA) / Feminino - Maria Turchetto (BRA) - Duplas - Maria Turchello/Valentina Silva (BRA)

16 anos
Masculino - Gabriel Godoy (BRA) - Duplas - Bruno Malacarne/Jose Pinto

14 anos
Masculino - Marcco Iannoni - Duplas - Guilherme Costa/Marcco Iannoni
Feminino - Isadora Sigrist (BRA)

12 Anos
Masculino - Frederico Cabral - Duplas - Isaque Sarmento/Frederico Carvalho
Feminino - Nathalia Tourinho

A 36ª edição do Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da Sudesb, Superintendência do Desporto da Bahia, além dos apoios do Clube Bahiano de Tênis. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.


Fonte: Gallas Press

Fotos: Maria Turchetto em ação e com o troféu, João Fonseca com o troféu e em ação, Gabriel godoy de branco com o troféu, campeões do Bahia Juniors Cup / Crédito: Thiago Parmalat

Mais detalhes com Fabrizio Gallas - +55 21 994004061