Qualifying do Brasil Juniors Cup começa neste sábado em Porto Alegre

Porto Alegre (RS) - Começa neste sábado o qualifying do Brasil Juniors Cup, torneio infantojuvenil que reúne alguns dos melhores atletas do tênis em Porto Alegre. Essa etapa da competição contará com os vice-campeões do pré-qualifying, que terminou nesta sexta-feira nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil e da Sogipa. Já os campeões do pré-quali se classificaram diretamente para as chaves principais do torneio, que começam na próxima segunda-feira e vão até domingo.

Os campeões do pré-quali 18 anos foram Murilo Burckhardt (SC) no masculino e Marjorie Souza (SP) no feminino, com Victor Alves (RJ) e Luana Plaza (PR) ficando com o vice. Na categoria 16, o título do pré-quali ficou com Lucas Nakasato (SP) e Juliana Sperb (PR), que venceram a final contra Lucca Ono (SP) e Isabelle Karam (PR), respectivamente. E na categoria 14 anos, os vencedores foram Maria Medeiros (GO) e Luiz Silva (SP), com Yasmin Aguirres (RS) e Vicente Freda (RS) alcançando a final.

O Brasil Juniors Cup tem grau de pontuação J1, um dos maiores níveis dentro do circuito juvenil mundial, e por isso atrai os principais tenistas do mundo. As categorias 18 anos e Tennis Kids serão disputadas na ALJ, enquanto as categorias 12, 14 e 16 anos serão na Sogipa. Além da divisão em duas sedes, as chaves tiveram o número de atletas limitados.

Na categoria 18 anos, que vale pontos para o ranking da ITF, estão inscritos na chave principal quatro tenistas que atualmente fazem parte do top-20 mundial, o que mostra a força da chave: os norte-americanos Dali Blanch (#5) e Alexander Bernard (#20), o chinês Juncheng Shang (#14) e o brasileiro Pedro Boscardin (#19). A chave principal ainda conta com o mineiro João Victor Loureiro e o gaúcho Victor Tosetto. Na chave feminina, são duas top-20 mundiais: a russa Diana Shnaider (#14) e a francesa Oceane Babel (#20). O destaque do Brasil na competição será a catarinense Priscila Janikian, que atualmente é a melhor do país no ranking, com o posto de número 161. Ao todo, são cerca de 500 jogadores, de 24 nacionalidades, incluindo os brasileiros.

Nas categorias 14 e 16 anos, valendo pontos para o ranking sul-americano da Cosat, a chave principal contará com os principais atletas do continente, reunindo os destaques de Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Uruguai, Peru entre outros países. A categoria 12 anos, que vale pontos para o ranking nacional da CBT, e o Tennis Kids terá a participação apenas de brasileiros.

O torneio segue os protocolos determinados pelas autoridades municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, conforme as orientações do Modelo de Distanciamento Controlado em uso no Estado em relação ao controle do Covid-19. Além de cumprir as determinações da Federação Internacional de Tênis para a prática do esporte, é adotada uma série de medidas restritivas, como acesso controlado aos locais de jogo, aferição de temperatura, realização de partidas sem presença de público externo, limitação do número de pessoas presentes nos clubes, disponibilização de álcool em gel, sanitização constante das áreas de uso comum, entre outras.

O Brasil Juniors Cup, sediado na Associação Leopoldina Juvenil e na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis e pela Federação Gaúcha de Tênis, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O torneio tem as chancelas da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e Federação Internacional de Tênis (ITF). Patrocínio de BRB - Banco de Brasília (patrocinador master do tênis do Brasil), Wilson, W A Sport, La Pastina, Cotiza Urbanismo, Master Hotéis, Água da Pedra e Frederes Turismo.