Daniel Rodrigues e Ymanitu Silva voltam a competir na França

Atletas têm o apoio da CBT e do CPB para retornarem ao circuito internacional de Tênis em Cadeira de Rodas

Florianópolis (SC) – Depois de meses paralisado por causa da pandemia do Covid-19, o calendário do tênis em cadeira de rodas aos poucos vai retornando. Nesta semana, dois brasileiros chegaram à França para competirem em dois torneios no país: Daniel Rodrigues e Ymanitu Silva. Eles contam com o apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para participarem das competições.

Depois do US Open, o Toyota Open International, em Ile de Re, e o French Riviera Open são os únicos torneios previstos para o calendário em setembro. Assim, os brasileiros, que são os melhores ranqueados do país em suas categorias, estarão ao lado dos melhores do mundo nestas competições. Daniel Rodrigues atualmente é o 11º colocado no ranking mundial da classe Open masculina, e Ymanitu Silva é o 10º colocando no Quad.

A viagem dos dois foi possível graças à parceria institucional que existe entre a Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Francesa de Tênis, parceira da ação para permitir a participação dos brasileiros nos torneios.

"Para nós, essa sensação de retornar a uma competição é ótima. Faz seis meses que a gente não compete, então esse retorno nos motiva ainda mais. É muito bem ter o apoio de entidades como a CBT e o CPB nos incentivando para essa volta às competições", destaca Daniel.

"Depois de seis meses só treinando, poder voltar a competir é importante para poder avaliar em que nível está o nosso trabalho e treinamento. É bom voltar e ter novamente esse friozinho na barriga por competir. Eu fico muito contente também por ter esse apoio e suporte da CBT e do CPB, que mesmo durante um momento delicado como esse, de pandemia, estão presentes por nós", acrescenta Ymanitu.

Jesus Tajra, vice-presidente da CBT e presidente do Conselho Administrativo do CPB, também avalia a importância deste momento para a carreira dos atletas do tênis em cadeira de rodas brasileiro.

"É muito importante esse retorno às atividades e torneios dos nossos principais atletas. São poucos os torneios que estão voltando, então não podemos perder essa oportunidade de fazer com que voltem a competir, justamente onde vão estar os melhores atletas do mundo. Aos poucos, as atividades do tênis em cadeira de rodas estão voltando e outros atletas também voltarão a competir nas próximas semanas. Logo teremos toda a retomada do TCR, sempre, é claro, com todas as precauções e proteção para a segurança dos atletas", afirma.

  Divulgação