O tênis também pode ser sustentável - Projeto Lapidando Cidadãos - Vacaria

O tênis também pode ser sustentável
Projeto Lapidando Cidadãos - Vacaria

Vacaria (RS) - Com o olhar dirigido à sustentabilidade, o projeto Lapidando Cidadãos destina bolinhas de tênis usadas para entidades de Vacaria.

As bolinhas de tênis que já ganharam as quadras, ensinaram muitas crianças a conhecer o esporte, ganham uma nova história.
Com vida útil de um a dois anos, as bolas de tênis, material indispensável para a prática do esporte, agora tem uma nova história e nobre utilização.

Algumas atitudes simples podem ser adotadas para um dia a dia mais sustentável e voltado à proteção ambiental.

A doação de bolinhas que não se utiliza mais, está fazendo a diferença na ONG Passo Amigo e Asilo Santa Isabel, na cidade de Vacaria.
Nestas duas instituições o material é utilizado durante as sessões de fisioterapia, psicologia, atividades físicas e pedagógicas

O coordenador do projeto Lapidando Cidadãos, André Luz, relata que o benefício mais importante é a preservação do meio ambiente, garantindo assim que o planeta continue saudável as próximas gerações e também possam viver bem e usufruir dos recursos da natureza.
 
A ONG Passo Amigo, atende através do serviço de Equoterapia, pessoas com necessidades específicas, dificuldades escolares, problemas emocionais, entre outros. As atividades acontecem no Parque dos Rodeios Nicanor Kramer da Luz, em parceria com Associação Rural de Vacaria, a qual cede o espaço para realização dos atendimentos.

 A atividade é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. A ONG atende 90 crianças de segunda a sexta-feira.

O Asilo Santa Isabel também faz parte deste projeto sustentável. No asilo, a fisioterapeuta, Nicole Fonseca, relata que os 33 idosos asilados realizam atividades físicas, exercícios funcionais para o desenvolvimento motor, que lhes proporcionam muitos benefícios, como o alívio de dores da artrite, fortalecimento dos músculos e articulações e ainda, a prevenção contra o aparecimento de lesões e o aparecimento de doenças crônicas.

Os beneficiários também têm acesso ao serviço de fisioterapia, para suas necessidades individua
is. Os profissionais que atuam na entidade prestam um atendimento bem minucioso para identificar as particularidades de cada indivíduo e dessa forma traçar um plano de tratamento personalizado.

Nicole também relata que o material doado pelo projeto Lapidando Cidadãos será muito importante as atividades dos idosos: - Este material vai ser útil em múltiplas atividades. Agradecemos este olhar. Que possamos sempre contar com esta parceria”, agradece.

Divulgação: Lapidando Cidadãos
Contato: Jornalista Sílvia Rodrigues
E-mail: sibebage0410@gmail.com

A Artengo/Sandever são a Bola Oficial da Federação Gaúcha de Tênis