Gaúcho com Academia de Tênis na Alemanha traz operação para o Brasil

Gaúcho com Academia de Tênis na Alemanha traz operação para o Brasil

A TOBE Tennis Academy Brazil terá atuação em São José dos Campos (SP)


Novo Hamburgo (RS) - O ano é 1992. Então com 18 anos, o jovem tenista Tomás Behrend, de Novo Hamburgo, viajou pela primeira vez para a Alemanha.

Ele foi defender as cores do Tennis Club Freigranfendamm, na cidade de Bochum, na disputa do Campeonato Interclubes Alemão. Dois anos depois, ele fixava residência no país onde nasceram seus avós e bisavós.

Na sua trajetória profissional, Behrend - cria da Sociedade Aliança de Novo Hamburgo - teve resultados expressivos: foi 43 do mundo em duplas e 74 do mundo em simples, venceu o campeonato Alemão, disputou todos os torneios do Grand Slam, encarou a Copa Davis pela Alemanha e duelou com grandes gênios do esporte, como o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal.

Mais de 25 anos depois e com uma carreira profissional de sucesso como atleta e técnico, Tomás Behrend faz o caminho de volta.

Nesta semana, começou a operar na cidade de São José dos Campos (SP) a TOBE Tennis Academy Brazil. Será uma operação da TOBE Tennis Academy, que tem sua base na cidade de Alsdorf, na Alemanha. “É muito boa essa aproximação. Vou repassar todo esse conhecimento adquirido ao longo da minha carreira para tenistas brasileiros”, explica.

É a primeira vez que uma academia da Alemanha – e provavelmente da Europa – tem um núcleo no Brasil. Ainda mais com um brasileiro à frente, já que Behrend tem dupla nacionalidade.

"EQUIPE"

A operação brasileira da TOBE Tennis Academy Brazil tem à frente Bruno Vasconcelos, pai de um atleta que já esteve treinando com Behrend na Alemanha; o técnico Lucas Salgado; o manager Alexandre Girotto; e a psicóloga esportiva Márcia Sermarini. A coordenação geral é do hamburguense, que fará acompanhamento diário através de vídeos, relatórios e avaliações. “Teremos uma troca permanente de informações. A metodologia que aplico na Alemanha será aplicada no Brasil. Conceitos muito fortes no tênis europeu, como desenvolvimento técnico, intensidade de treinos, disciplina e a parte mental dentro da quadra fazem parte deste trabalho de desenvolvimento dos atletas”, relata Behrend.

Esse processo de aproximação começou há alguns meses, com Lucas Salgado e Alexandre Girotto recebendo orientações e práticas de como funciona a TOBE Tennis Academy. O projeto é voltado para escolinha, tênis social, personal training (aulas particulares), tênis de alto rendimento, tênis universitário e tênis competitivo. “Trabalho com diferentes níveis, mas sempre com princípios que norteiam o trabalho com dezenas de tenistas que estão sob minha responsabilidade e da minha equipe de treinadores”, destaca.

Também está prevista uma temporada de Tomás Behrend em São José dos Campos para manter um acompanhamento mais próximo dos treinadores e dos atletas. Não está definido o período em razão das restrições de viagens devido à pandemia, mas ele deverá vir ao Brasil para atualizações constantes do trabalho.


"BRASILEIROS"

A presença de tenistas brasileiros na TOBE Tennis Academy da Alemanha é outro diferencial. Aliás, desde que se instalou no país europeu, na década de 1990, Behrend se tornou uma espécia de embaixador de brasileiros. Mais de 15 tenistas foram jogar por lá por sua indicação ou referência. E, depois que se tornou treinador, mais de 15 jovens talentos brasileiros também já foram trabalhar com ele em Alsdorf. “É fundamental para quem deseja tentar um carreira ter essa experiência no exterior. E com um brasileiro por aqui transmite mais segurança e tranquilidade”, salienta.

As atividades começarão a ser desenvolvidas nas quadras do Clube Santa Rita, em São José dos Campos. Lá é a base de treinos da TOBE Tennis Academy Brazil. Para os interessados em conhecer mais detalhes do projeto, o site é https://www.tobetennis.com.br


Divulgação: Portal Martin Behrend


A Artengo/Sandever são a Bola Oficial da Federação Gaúcha de Tênis