Gaúcho Victor Tosetto (GNU) está na final dos 16 anos do Brasil Jrs Cup

Gaúcho Victor Tosetto (GNU) está na final dos 16 anos do Brasil Jrs Cup
Atleta do RS enfrenta principal favorito
Gustavo Heide (BRA) está na semi final dos 18 anos masculino


Porto Alegre (RS) - O Brasil tem um representante na semifinal da categoria 18 anos do Brasil Juniors Cup, um dos mais importantes torneios de tênis infantojuvenil da América Latina. Nesta sexta-feira, Gustavo Heide, oitavo cabeça de chave, passou pelo chinês Hanwen Li, segundo favorito, em dois sets, parciais de 6/4 e 6/1. Na semifinal, ele enfrenta o italiano Luciano Darderi (10º), que passou pelo catarinense Pedro Boscardin por duplo 6/3.

Heide disse que hoje foi seu melhor jogo na competição. “Consegui ser mais intenso e agressivo, estava solto, mentalmente fui perfeito. Estou feliz com o resultado, mas ainda quero mais. Espero chegar na decisão, já que agora sou o único brasileiro ainda  vivo no torneio”, comentou o tenista. A outra semifinal é disputada entre o paraguaio Adolfo Vallejo e o argentino Santiago De La Fuente.

A semifinal feminina tem a presença de três atletas europeias. A italiana Beatrice Ricci enfrenta a argentina Ana Geller. O outro confronto é entre a italiana Matilde Paoletti e a holandesa Claribe Lerby. A rodada na ALJ, onde é disputada a categoria 18 anos, tem início às 9h deste sábado.

Tosetto é o Brasil em quadra
O sábado pela manhã será de decisões nas quadras do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. A partir das 9h serão realizadas as partidas finais das categorias 14 e 16 anos (valendo pelo ranking COSAT), com ingresso gratuito, mediante a identificação junto à portaria do clube.

Na 16 anos masculino, a comemoração poderá ser brasileira, com a presença de Victor Tosetto, atleta do Grêmio Náutico União. Em confronto brasileiro, o gaúcho venceu o goiano Luis Felipe Miguel, em dois sets diretos, placar de 6/3 e 6/0. Na decisão, seu adversário será Martin Vergara Del Puerto, principal favorito. O paraguaio ganhou do chileno Alejandro Bancari, parciais de 6/2 e 6/3.

Pela categoria 14 anos masculina,  o Brasil ficou sem representantes na decisão. O gaúcho Tiago Guglieri (12º) foi derrotado pelo argentino Lucca Guércio, quarto favorito, pelo placar de 6/3 e 6/1. Na outra semifinal, quem levou a melhor foi equatoriano Felipe Gallegos, oitavo favorito, que ganhou do paraguaio Thiago Drozdowski (7º).

Pela categoria 14 anos feminina, a final será entre tenistas chilenas. As duas principais favoritas venceram suas partidas e chegaram à decisão. Martina Pavissich, primeira do ranking Cosat, venceu Mariapaz Ospina da Colômbia, em dois sets, placar de 6/2 e 6/1. Já a segunda cabeça de chave, Antônia Vergara Rivera ganhou da argentina Eugenio Ceinos (3º), por um duplo 6/3.

Na categoria 16 anos feminina, a única representante brasileira que ainda estava viva na competição acabou eliminada nesta sexta-feira pelas semifinais. A paulista Isabelle Torres, sexta cabeça de chave acabou perdendo para a paraguaia Lujan Alegre (8º), em dois sets, parciais de 7/6 (7) e 6/2. Na outra semifinal, a boliviana Fiorella Montano superou a colombiana Maria Meza.

O Brasil Juniors Cup tem a realização da Confederação Brasileira de Tênis em parceria com a Federação Gaúcha de Tênis, Associação Leopoldina Juvenil e Grêmio Náutico União. O torneio tem patrocínio de Cotiza Realiza, Peugeot, Wilson, WA Sport e apoio Dufrio, Expresso Frederes e Cambionet.

Crédito/Foto: Luiz Cândido - Luz Press

Divulgação: CBT - Assessoria de Imprensa por Márcio Azambuja