Três brasileiros chegam às oitavas de final da categoria 18 anos no Brasil Juniors Cup

Três brasileiros chegam às oitavas de final da categoria 18 anos no Brasil Juniors Cup
Gustavo Heide se juntou a Pedro Boscardin e Joaquim Almeida na terceira rodada


Porto Alegre (RS) – Três tenistas brasileiros chegaram à terceira rodada da categoria 18 anos do Brasil Juniors Cup, um dos mais importantes torneio de tênis infantojuvenil da América Latina, que está sendo realizaado em Porto Alegre. A competição é disputada nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil e do Grêmio Náutico União.

Nesta quarta-feira, Gustavo Heide, oitavo cabeça de chave, ganhou do americano Azuma Visaya, em dois sets, parciais de 6/2 e 7/6 (6). O tenista comentou que começou tranquilo e errou pouco no primeiro set. “No segundo set relaxei um pouco e meu adversário melhorou, mas no final deu tudo certo, o importante foi o resultado. Estou confiante que posso ir mais longe na competição”, afirma o paulista. Heide se junta a Pedro Boscardin e Joaquim de Almeida em busca de vaga nas quartas de final.

Quem não teve a mesma sorte foi o gaúcho Lucius Soller,  o paulista Henrique Fukushima,  o catarinense João Victor Loureiro e o mineiro Bruno Oliveira . Soller perdeu para o mexicano Rafael Valdes, décimo primeiro cabeça de chave, pelo placar de 6/4 e 6/0. Fukushima foi derrotado pelo chinês Hanwen Li, segundo favorito, em dois sets, por um duplo 6/1. Loureiro caiu para o argentino Santiago Fuente, em três sets, parciais de 7/5, 4/6 e 6/1 e Loureiro perdeu para o espanhol Angel Melgar, placar de 7/6(3) e 6/1.
 
Confrontos de brasileiros nesta quinta-feira (18M)
Pedro Boscardin (BRA/4) x Mario Mansilla (ESP/13)
Gustavo Heide (BRA/8) x Rafael Valdes (MEX/11)
Joaquim de Almeida (BRA) x Adolfo Vallejo (PAR)
 
Brasileiros conquistam mais vitórias
 
Depois de três dias de muita disputa nas quadras de saibro do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, os confrontos das quartas de final das categorias 14 e 16 anos (valendo pelo ranking COSAT) do Brasil Juniors Cup já são conhecidos.
 
Pela categoria 14 anos masculino, quatro brasileiros venceram nesta quarta-feira e avançaram para as quartas de final. Gustavo Almeida obteve a vitória mais expressiva. O paranaense derrotou o peruano Luis Nakamine, número um do ranking Cosat e principal favorito, de virada, parciais de 6/7 (0), 6/4 e 6/3. João Fonseca (14º) também conseguiu uma boa vitória. O carioca superou o colombiano Alejandro Arcila, terceiro cabeça de chave, em dois sets, placar de 6/2 e 6/0. O mineiro Pedro Rodrigues (2º) e o gaúcho Tiago Guglieri (12º) foram outros dois brasileiros vencedores pela terceira rodada. Rodrigues venceu o chileno Francisco Duran, por duplo 6x2. Já Guglieri passou por Oscar Martinez, da Venezuela, por 6x1 e 6x2.
 
Na categoria 14 anos feminina, Olivia Carneiro foi a única brasileira a passar para a fase de quartas de final da competição. A paulista venceu de virada a boliviana Natalia Trigosso, cabeça de chave numero sete, placar de 1/6, 6/4 e 7/5. Na próxima fase, sua adversaria será a argentina Eugenia Ceinos, terceira favorita. As outras brasileiras que entram em quadra e não passaram da segunda rodada foram Sthefany Rodrigues de Lima, Paola Dalmonico, Bruna Melato, Gabriela Cho e Gabriela Felix.
 
Confrontos de quartas de final (14M)
 
Pedro Rodrigues (BRA/2) x Tiago Guglieri (BRA/12)
Gustavo Almeida (BRA) x Thiago Drozdowski (PAR/7)
João Fonseca (BRA/14) x Felipe Gallegos (ECU/8)
Lucca Guercio (ARG/4) x Santiago Bogado (PAR/5)
 
Confrontos de quartas de final (14F)
 
Martina Pavissich (CHI/1) x Andrea Cuellar (ECU/8)
Valentino Serrano (ECU/4) x Mariapaz Ospina (COL)
Olivia Carneiro (BRA) x Eugenia Ceinos (ARG/3)
Antonia Rivera (CHI/2) x Francesca Mattiolli (ARG/6)
 
Categoria 16 anos
 
Na 16 masculino, dois brasileiros seguem vivos no BJC. O goiano Luís Felipe Miguel ganhou do mineiro Leonardo Bastos, em dois sets, placar de 6/2 e 6/3. Já o gaúcho Victor Tosseto venceu o paranaense Matheus Amorim de Lima, em dois sets, parciais de 6/1 e 6/3. Guilherme Matta, Victor Alves, Gustavo Tedesco, William Norton e José Maciel Neto acabaram eliminados na terceira rodada.
 
Na 16 feminina, Isabelle Torres é a esperança brasileira na categoria. A catarinense venceu a gaúcha Leticia Fonseca, de virada, parciais de 2/6, 7/5 e 6/2. Amanda Oliveira, Bruna Marques, Aline da Silva, Isabella Vaz Castro e Thamyrys Costa Araújo acabaram eliminadas na segunda rodada.
 
Confrontos de quartas de final (16M)
 
Martin Del Puerto (PAR/1) x Eduardo Flores (BOL/7)
Nicolas Valdes (CHI/3) x Alejandro Bancarali (CHI/6)
Victor Tosetto (BRA/4) x Gonzalo Zeitune (ARG/10)
Nicolas Mendoza (COL/2) x Luis Felipe Miguel (BRA/12)
 
Confrontos de quartas de final (16F)
 
Juliana Rodrigues (URU/1) x Lujan Alegre (PAR/8)
Isabelle Torres (BRA/6) x Antonia Sarria (CHI)
Daniela Rivera (VEN/3) x Maria Meza (COL/7)
Alessandra Caceres (CHI/5) x Fiorella Montano (BOL)
 
O Brasil Juniors Cup tem a realização da Confederação Brasileira de Tênis em parceria com a Federação Gaúcha de Tênis, Associação Leopoldina Juvenil e Grêmio Náutico União. O torneio tem patrocínio de Cotiza Realiza, Peugeot, Wilson, WA Sport e apoio Dufrio, Expresso Frederes e Cambionet.

Crédito/Foto: Luiz Cândido - Luz Press

Divulgação: CBT - Assessoria de Imprensa por Márcio Azambuja