Copa das Federações termina com GO em 3º no masculino e 4º no feminino

Copa das Federações termina com GO em 3º no masculino e 4º no feminino


São Paulo (SP) – A Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas chegou ao fim nesta quinta-feira. Após seis dias de intensas disputas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, foram definidos os campeões entre os homens e as mulheres. O Estado de Minas Gerais foi o grande campeão, ficando com o título tanto no masculino quanto no feminino.

Na decisão da Primeira Divisão do masculino, disputada na quinta-feira, Minas Gerais superou a equipe de Santa Catarina por 2 partidas a 1. Entre o terceiro e o sétimo lugar ficaram, respectivamente, Goiás, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Por ter ficado na última colocação, o Paraná disputará a Segunda Divisão no próximo ano.
Campeão da Segunda Divisão, o Espírito Santo herdará a vaga na elite. Na decisão, o ES venceu a equipe do Ceará. Na sequência da classificação aparecem Maranhão, Amapá, Rio Grande do Norte, Rondônia, Acre, Paraíba, Tocantins e Amazonas.

Essa foi a segunda edição da Copa das Federações de TCR, que foi ainda maior do que a competição realizada no ano passado. O torneio já está confirmado para 2020, com a expectativa de reunir ainda mais Estados e atletas.

"Foi um grande evento, que está cada vez maior. Em 2020, a realização já está garantida. Tivemos muitas surpresas entre os atletas, em que vemos o nível técnico aumentando cada vez mais. Vimos equipes muito bem formadas, e bem estruturadas em todos os níveis: presidência, capitães e atletas engajados. Queremos fazer com que esse evento seja maior, o que dignifica o tênis em cadeira de rodas no Brasil", destaca Jesus Tajra, vice-presidente do CBT e presidente do Conselho Administrativo do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Na segunda-feira, Minas Gerais comemorou a primeira colocação na chave feminina, que estreou em 2019 na Copa das Federações. A equipe do sudeste conquistou a colocação após a decisão contra São Paulo.

A equipe de Santa Catarina ficou com a terceira posição, à frente de Goiás. Rondônia, Espírito Santo, Ceará e Acre ficaram entre o quinto e oitavo lugar, respectivamente.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

PRIMEIRA DIVISÃO - MASCULINO
1º Minas Gerais
2º Santa Catarina
3º Goiás
4º Sergipe
5º São Paulo
6º Rio de Janeiro
7º Distrito Federal
8º Paraná

SEGUNDA DIVISÃO - MASCULINO
1º Espírito Santo
2º Ceará
3º Maranhão
4º Amapá
5º Rio Grande do Note
6º Rondônia
7º Acre
8º Paraíba
9º Tocantins
10º Amazonas

PRIMEIRA DIVISÃO - FEMININO
1º Minas Geraias
2º São Paulo
3º Santa Catarina
4º Goiás
5º Rondônia
6º Espírito Santo 
7º Ceará
8º Acre


http://www.cbt-tenis.com.br/noticiasc.php?cod=3789