Baiana Maria Menezes é campeã da Copa Guga Kuerten e disputa o Mundial de 14 anos na França

Tenista treinada pelo técnico Duda Catharino segue para o Bahia Juniors Cup,

disputado em Salvador (BA), sua terra natal


Maria Barbosa Menezes Barbosa (Colégio Portinari/Babolat), de apenas 12 anos, conquistou, neste domingo, o título da Copa Guga Kuerten, competição organizada pelo ídolo do tênis nacional, Gustavo Kuerten, sediada em Florianópolis (SC).

A baiana, 14ª melhor tenista da América do Sul nos 14 anos, superou na final a brasileira Thassane Abrahim por 2 sets a 0 com parciais de 6/4 7/5. É sua primeira conquista na importante competição nacional após vice-campeonatos em 2013 e 2014: “Sempre sonhei com este título. Depois de bater na trave duas vezes, desta vez deu certo”, comemorou a jovem que pela conquista ganhou o direito de disputar o Le Petit As, torneio em Tarbes, na França, considerado o Mundial da categoria, evento já vencido por Rafael Nadal, Michael Chang, Martina Hingis, Kim Clijsters, todos estes multi-campeões em suas carreiras profissionais. O torneio será jogado no fim de janeiro de 2016. 

A campanha da tenista que treina no Clube Bahiano de Tênis com o técnico Duda Catharino foi irretocável sem perder sets em cinco partidas. Cabeça de chave número 1 ela bateu Giovana Tanabe, na estreia, por 6/3 6/1, depois ganhou de Camila Rossi com 6/4 6/3. Nas quartas superou Ana Flávia Rodrigues por 6/3 6/1, na semifinal despachou Vanessa Serrute, cabeça de chave 9, com um duplo 6/0.

No ano, Maria Barbosa Menezes já soma títulos das etapas do Paraguai na gira sul-americana e no circuito nacional Correios, em Itajaí (SC), organizado pela Confederação Brasileira de Tênis.

Sua próxima competição será o Bahia Juniors Cup, disputado em Salvador (BA), competição no piso duro onde treina no Clube Bahiano de Tênis. Ela chega já inicia os treinamentos na tarde desta segunda-feira no local.


Fonte: Fabrizio Gallas - Gallas Press - MTb - Nº 32361/RJ