Time Brasil BRB Juvenil conquista o bicampeonato da Copa do Mundo de Beach Tennis

Brasil vence a Itália em final emocionante; equipe profissional fica com o vice-campeonato

Ribeirão Preto (SP) – O domingo (14) foi histórico para o Beach Tennis brasileiro. O Time Brasil BRB Juvenil venceu a Itália por 2 a 1 e conquistou, pela segunda vez na história, a Copa do Mundo de Beach Tennis, repetindo o feito alcançado em 2023. A vitória coroou uma campanha sólida e consistente da equipe ao longo de toda a competição.

A decisão começou com domínio brasileiro. Isabela Massaioli e Beatriz Valério abriram a série com uma atuação segura, superando Alice Pepinaras e Elena Ciacci por 6/1 6/3. No segundo confronto, Henrique Medeiros e Leonardo Neiva acabaram superados por Alex Agirelli e Giacomo Pollino por 6/0 6/3, levando a final para o confronto decisivo.

Na terceira e decisiva partida, pelas duplas mistas, Beatriz Valério e Henrique Medeiros mostraram equilíbrio e maturidade nos momentos mais importantes do jogo e garantiram o título ao vencerem Alice Pepinaras e Giulio Brunello por 6/3 6/4, fazendo a festa da torcida presente em Ribeirão Preto.

Presente também na conquista de 2023, o capitão da equipe juvenil, Marcus Ferreira, celebrou mais um título mundial e fez questão de destacar o trabalho coletivo e o apoio institucional. “É uma emoção enorme viver isso novamente. Estive presente em 2023 e poder conquistar esse título outra vez, agora com um grupo diferente de atletas, mostra a força e a continuidade do trabalho que vem sendo feito. Esses jovens se dedicaram muito, acreditaram até o fim e merecem demais essa conquista. Agradeço à CBT por todo o apoio, pela estrutura e pela confiança no nosso trabalho. Esse título é de todos.” Comentou Ferreira.

Profissionais ficam com o vice-campeonato

Na final profissional, o Time Brasil BRB acabou superado pela Espanha e encerrou sua campanha com o segundo lugar. O confronto começou com vitória brasileira, Vitoria Marchesini e Sophia Chow venceram Daniela Pereira e Ariadna Graell por 6/3 6/2. No segundo duelo, André Baran e Felipe Loch dominaram o primeiro set e venceram por 6/1, mas viram os espanhóis Álvaro González e Antonio Viera reagirem, fechando o segundo set em 6/3. A decisão foi para o super tie-break, onde o Brasil chegou a ter match point, mas a Espanha levou a melhor por 14-12, fechando a partida em 1/6 6/3 14-12.

No terceiro e decisivo confronto, Rafaella Miiller e André Baran acabaram superados por Ariadna Graell e Antonio Viera por 6/3 6/1, encerrando a disputa.

O capitão do Time Brasil BRB Profissional, Alex Mingozzi, lamentou a chance perdida e reconheceu o merecimento dos espanhois. “Chegar ao ponto do campeonato e não conseguir fechar é sempre muito difícil. São detalhes que decidem uma final desse nível, ainda mais contra uma equipe tão qualificada. Tivemos nossas chances, lutamos até o fim, mas a Espanha soube aproveitar melhor os momentos decisivos e mereceu a vitória. Agora é assimilar, valorizar tudo o que foi feito ao longo da competição e seguir trabalhando forte.” Afirmou Mingozzi.

Resultados deste domingo (14)

Final – Time Brasil BRB Juvenil

Brasil 2 x 1 Itália

Isabela Massaioli / Beatriz Valério d. Alice Pepinaras / Elena Ciacci – 6/1 6/3
Henrique Medeiros / Leonardo Neiva d. Alex Agirelli / Giacomo Pollino – 0/6 3/6
Beatriz Valério / Henrique Medeiros d. Alice Pepinaras / Giulio Brunello – 6/3 6/4

Final – Time Brasil BRB Profissional

Brasil 1 x 2 Espanha

Vitoria Marchesini / Sophia Chow d. Daniela Pereira / Ariadna Graell – 6/3 6/2
André Baran / Felipe Loch d. Álvaro González / Antonio Viera – 6/1 3/6 12/14
Rafaella Miiller / André Baran d. Ariadna Graell / Antonio Viera – 6/3 6/1