Vini Font faz história e conquista, no BT200 de Ubá (MG), seu 50º título na carreira

No feminino, favoritas Júlia Nogueira e Isadora Simões levaram o caneco

Ubá (MG) – No inédito torneio BT200 de Ubá (MG), realizado no Praia Club Sports, a história foi feita com o lendário Vinicius Font, de 39 anos, levantando seu 50º título internacional ITF na carreira.

O carioca, tetracampeão mundial pelo Brasil em 2013, 2018, 2019 e 2021, primeiro não-italiano a alcançar o topo do ranking e único brasileiro a obter esse feito, faturou o troféu ao lado do paranaense Miguel Peres em uma final emocionante. A dupla salvou um match-point no segundo set para vencer por 4/6 7/6(5) 10-2 a dupla do mineiro de Uberlândia, David Abdanur, e do paulista Maurício Mola em jogo com quase duas horas de duração.

Vini Font se torna o primeiro brasileiro a obter 50 títulos do circuito mundial no masculino. Ele acaba com o jejum que durou quase dois anos. Sua última conquista havia sido no Pan-Americano de 2022 ao lado de André Baran.

"É uma sensação muito boa, poder ganhar um título depois de muito tempo. Minha última conquista havia sido com o Baran . Eu estava tão nervoso que cheguei a ligar pra ele, não consegui falar direito, disse que estava borrado de medo e só queria bater um papo contigo. É muito fácil a gente apoiar quem está ganhando . Queria agradecer de coração a todo mundo que me apoia . Um título desses renova as energias . Eu sempre acreditei no meu potencial , mas tive algumas lesões, estava por baixo, mas minha família e patrocinadores seguiram acreditando em mim . Isso serve pra mostrar pra todo mundo que tinha falado que tinha me aposentado, que eu acho que ainda tenho um tempo pra jogar, amo que eu faço e ainda tenho direito de sonhar e seguir trabalhando pelo que eu sonho", disse Font.

O título no feminino ficou com as favoritas. Cabeças 1 em Ubá, Julia Nogueira e Isadora Simões fizeram uma campanha quase perfeita, sem perder um set sequer durante a competição que teve premiação de US$ 15 mil (R$ 77 mil) e ofereceu 235 pontos no ranking mundial.

Número 14 e 17 do mundo respectivamente, Júlia e Isadora estrearam aplicando um sonoro duplo 6/0 sobre Letícia Ribeiro e Lara Faria. Na segunda rodada, outro placar elástico: 6/1 6/2 sobre Flávia Moreira e Caroline da Costa. Nas quartas encararam as cabeças 5, marcaram 7/5 6/0 sobre uma dupla fortíssima composta por Julianna Martins e Samantha Barijan, ex-número 1 do mundo campeã mundial e tricampeã pan-americana com as cores do Brasil. Uma das pioneiras do beach tennis no país e ex-top 5 do ranking mundial, Flávia Muniz foi mais uma vítima de Julia e Isadora. Na semifinal, Muniz e Marília Câmara foram derrotadas por 6/1 e 7/6(0). A final também foi definida em sets diretos. Julia e Isadora fizeram 7/6(3) 6/2 sobre as cabeças 3 Graziele Silva e Isabela Garrido. Foi o primeiro título de um BT200 de Isadora Simões em sua quarta final neste nível.

"Estou muito emocionada. Tentando não chorar. Já chorei muitas vezes em algumas vitórias, mas essa está sendo muito especial pra mim. Sempre sonhei em ganhar um BT200. Eu já tinha chegado três vezes na final e perdido as três decisões. E isso estava engasgado. Estou mais feliz ainda por estar conquistando meu primeiro BT200 ao lado desse fenômeno que é a Ju. Além de uma baita jogadora e atleta, é uma amiga minha de muitos anos. Então pra mim é só emoção", comemorou Isadora, que chegou em Ubá ao seu oitavo troféu na carreira.

"A sensação é inexplicável. A gente sempre busca o lugar mais alto do pódio. Queria agradecer a torcida, que fez um espetáculo à parte. Agradecer a todo mundo que torceu pela gente, e a todos que também torceram para as adversárias. Vocês foram respeitosos, souberam a hora de torcer. Acho que isso deixa o nosso esporte cada vez mais bonito e mais legal de se ver. Então, parabéns para vocês e obrigada também", agradeceu Nogueira após faturar seu sexto BT200.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).