Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre movimenta o ranking mundial dos 18 anos?





Porto Alegre (RS) - Os resultados das competições nos 18 anos, masculino e feminino, do 32º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú e encerrado no último domingo (dia 22), movimentou o ranking mundial da categoria divulgado na tarde desta segunda-feira pela Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês). A paulista Luisa Stefani, que alcançou as semifinais da chave feminina e foi campeã nas duplas, ao lado da americana Francesca Di Lorenzo, subiu 12 posições e agora é a número 23 do circuito mundial da categoria. O gaúcho Orlando Luz, que comemorou o bicampeonato, segue na vice-liderança na classificação masculina, mas reduziu para 8,75 pontos a diferença para o primeiro colocado, o russo Andrey Rublev.


Já o americano William Blumberg, vice-campeão em Porto Alegre, subiu 19 posições e está em 15º lugar no circuito mundial. O australiano Alex De Minaur ganhou 43 colocações no ranking ao chegar às semifinais do torneio. É agora o número 60 do mundo em sua categoria. Outro semifinalista, o argentino Manuel Peña Lopez ganhou 11 posições. Está em 31º lugar.


No ranking feminino, a campeã do Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, a americana Usue Maitane Arconada, entrou para o grupo das Top 10. Está agora em oitavo lugar, 13 posições acima do seu ranking anterior. A vice-campeã, a argentina Julieta Lara Estable, subiu 12 colocações. É a número 21 do mundo. E a semifinalista Seone Mendez, da Austrália, passou para o 25º lugar.


O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, White Martins, SAP, Fila e Net. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

  Heusi Fotos