CBT promove Encontro Internacional de Treinamento em Florianópolis

CBT promove Encontro Internacional de Treinamento em Florianópolis
Evento reunirá os principais tenistas do país e atletas de oito países da Cosat e da Cotecc


Florianópolis (SC) – Cidade do tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten e casa da Confederação Brasileira de Tênis desde 2017, Florianópolis irá respirar tênis a partir da próxima segunda-feira, dia 3. Até sábado, três eventos encerrarão o calendário de 2018 do tênis brasileiro na sede da entidade, na capital catarinense: o Encontro Internacional de Treinamento CBT 2018, o Workshop de Gestão Esportiva e o Workshop de Preparadores Físicos.
Carro-chefe da semana, o Encontro Internacional de Treinamento reunirá os principais tenistas brasileiros durante seis dias de imersão e, na edição deste ano, também contará com a presença de atletas e técnicos de oito países da Cosat (Confederação Sul-americana de Tênis) e da Cotecc (Confederação de Tênis da América Central e Caribe): Barbados, Bermuda, Bolívia, Chile, Jamaica, Paraguai, Peru e Venezuela.
 
Foram convocados os três melhores tenistas do ranking nacional infantojuvenil das categorias 12 a 18 anos, masculino e feminino, com base no ranking do dia 5 de novembro. Além dos líderes do ranking juvenil, também estarão presentes grandes nomes do tênis nacional e da nova geração, como Beatriz Haddad Maia, Bruno Soares, Carolina Meligeni, Fabrício Neis, Fernando Romboli, Felipe Meligeni, Gabriela Cé, Gilbert Klier, João Menezes, João Pedro Sorgi, Marcelo Demoliner, Marcelo Melo, Orlando Luz, Rafael Matos, Rogério Dutra Silva, Teliana Pereira, Thaisa Pedretti, Thiago Monteiro, Thiago Wild e Ymanitu Silva. Pelo segundo ano consecutivo, Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni também foram convidados e terão a companhia de outros ex-tenistas de peso, como André Sá, Marcos Daniel, Marcos Hocevar e Thomaz Koch.
 
O Encontro também reunirá 25 dos mais gabaritados técnicos do país, entre eles o capitão da Copa Davis, João Zwetsch, e a capitã da Fed Cup, Roberta Burzagli, que assumiu a equipe recentemente. Também estarão presentes o técnico Daniel Melo, treinador de Marcelo Melo e membro da comissão técnica da Davis, e Luiz Peniza, novo auxiliar técnico da Fed, além de Paulo Cleto, capitão da Davis por 17 anos e técnico de jogadores como Luiz Mattar, Jaime Oncins, Carlos Kirmayr e Cássio Motta.
 
Também participarão do Encontro 12 preparadores físicos dos principais clubes e centros de treinamentos nacionais, como Eduardo Faria, que faz parte da equipe da Davis, e Miguel Cantori, membro da comissão da Fed, além de Chriszogno Bastos, referência mundial e que trabalha com Bruno Soares e Marcelo Melo. Outros profissionais referência em suas áreas, como o médico fisiatra Ricardo Savoldelli, especialista em medicina do esporte e membro da equipe da Davis, e a psicóloga Carla di Pierro, também estão confirmados.
 
“Tenho certeza que será o maior encontro do tênis brasileiro. Antes era realizado o Master, mas muitos tenistas estavam no fim da temporada ou iniciando a pré-temporada, então este formato de treinamento mostrou-se uma decisão acertada e foi um sucesso no ano passado”, contou o Gerente de Eventos e Esportes da CBT, Eduardo Frick, que está à frente da organização do evento. “Estarão aqui os 24 melhores tenistas juvenis do país, 12 atletas da Cosat e cinco da Cotecc, além dos principais técnicos e preparadores físicos do país. Será uma grande oportunidade de intercâmbio técnico para nossos tenistas, treinadores e preparadores, que poderão trocar experiências e compartilhar conhecimentos”, resumiu.
 
O Workshop de Gestão Esportiva, destinado às Federações, será realizado entre sexta-feira e sábado. Já o Workshop de Preparadores Físicos será de quarta a sexta.

“Estou muito contente em ver uma ideia antiga poder ganhar corpo, forma e conotação internacional. A CBT vem realizando excelentes ações de desenvolvimento no alto rendimento, e o Encontro Internacional é uma destas ações. Tudo isso na sede da CBT, a casa do tênis brasileiro. Teremos ainda o Workshop de Gestão para as Federações, o que ratifica o nosso plano de disseminar as melhores práticas de gestão do tênis nacional. A adesão é total, o que mostra o comprometimento das Federações e a união do tênis nacional”, ressaltou o presidente da CBT, Rafael Westrupp.  

Divulgação: CBT - Assessoria de Imprensa

A Tretorn é a Bola Oficial da Federação Gaúcha de Tênis