Ex-jogador que enfrentou Hewitt no Australian Open estreia como técnico

De família gaúcha, ex-jogador que enfrentou Hewitt no Australian Open estreia como técnico na 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

Paulista que disputou três vezes a competição em Porto Alegre vê importância de mais ex-jogadores de renome do tênis nacional virarem treinadores


Porto Alegre (RS) - Seguindo uma dinastia de sua família gaúcha, o ex-tenista Ricardo Hocevar retorna mais uma vez a Porto Alegre. Agora na função de treinador, iniciada no fim do ano passado, o paulista vem comandar  jovens talentos na disputa da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil. O evento é um dos nove maiores do mundo e o maior da América do Sul.

Tendo chegado ao top 150 o mundo, Hocevar passa agora sua experiência de 15 anos no tênis para jovens talentos no Tênis Clube de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo. O projeto é realizado junto com Fernando Roese e Vitor Pinheiro. Além de aprimorar a parte técnica dos atletas, a ideia do trabalho é ajudar na formação do jovem.

“Não queremos formar só jogadores de tênis. Queremos ajudar na formação, queremos judar pessoas. Colocar a molecada no mundo do esporte. Passar princípio e valores”, apontou Hoce que é sobrinho de Marcos Hocevar, gaúcho que foi top 40 mundial, e Alexandre Hocevar, ambos de Ijuí (RS).

Sobre o torneio, o jovem técnico de 32 anos vem em busca de repassar as três experienciais que teve dentro do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre como jogador para seus comandados: “Acho incrível, primeiro que gosto muito da cidade e do estado. O maior torneio dos juvenis no país, o mais forte. Tem alguns ‘top ten’ jogando aqui, isso é muito legal”.

Ainda referente a experiências, Ricardo nos lembra quando enfrentou o ex-número 1 do mundo Lleyton Hewitt no Australian Open em 2010. O brasileiro acabou avançando no qualifying e depois enfrentando o tenista australiano. No entanto o nervosismo pesou e o talento de Hewitt também, não conseguindo avançar.

“O Lleyton Hewitt era um ídolo meu. Colocava o boné para trás por causa dele, batia no paredão imitando o cara. Foi uma sensação incrível, foi gratificante ter me esforçado e treinado tanto por causa daquilo e hoje passo aos mais jovens”, disse: "Eu era o único brasileiro no quaifying, único que arriscou, tive problemas no voo, fiquei sem bagagem, cheguei em cima da hora. Acabou dando certo".

Sobre o tênis no Brasil, Ricardo Hocevar enxerga que ainda falta a união de todos. O exemplo lembrado é o da Argentina, onde todos estão se ajudando para crescer. No entanto, reitera o movimento que está se criando de ex-atletas seguirem a carreira de treinador. Lembrando os casos de Ricardo Melo, Thiago Alves e André Sá: "É importante pessoas que jogaram o circuito trabalharem nesta parte de formação. Essa galera da formação tem de acreditar que é possível sim, independente da condição que você tem”.


A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.

O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.


Crédito/Foto: Miriam Jeske/Heusi Action


Divulgação: Gallas Press


A Tretorn é a Bola Oficial da Federação Gaúcha de Tênis