Brasil está na final dos 16 anos do Banana Bowl, em Caxias do Sul

Brasil está na final dos 16 anos do Banana Bowl, em Caxias do Sul

Decisão acontece neste sábado, a partir das 9h, nas quadras do Recreio da Juventude

 

Caxias do Sul/RS – O sábado pela manhã será de muita torcida nas quadras do Recreio da Juventude, em Caxias do Sul. A partir das 9h serão realizadas as partidas decisivas das categorias 14 e 16 anos, com ingresso gratuito, mediante a identificação junto à portaria do clube. E, nos 16 anos, a comemoração poderá ser brasileira, tanto no masculino quanto no feminino, com a presença dos tenistas João Loureiro e Camila Bossi, que asseguraram presença na final.

 

No masculino, em duelo muito equilibrado entre João Loureiro e Gustavo Heide, decidido apenas no tiebreak, o mineiro levou a melhor e superou o adversário paulista, de virada, por 2/6, 6/3 e 7/6 (3). Atualmente treinando em Joinville, sob o comando do técnico Ricardo Schlachter, Loureiro vem embalado pela conquista de três títulos da gira Cosat, na Argentina, na Colômbia e no Paraguai. Sobre a semifinal, ele  admitiu não ter feito uma grande partida, embora tenha conseguido o resultado esperado. “Comecei mal. Joguei outras partidas melhores durante a semana, mas a parte mental foi a mais importante. Estive focado todo o tempo, mas podia render melhor”, afirmou. Ele sabe que terá um confronto complicado na final. “Tenho que entrar ligado desde o começo. Se vacilar posso perder a partida. Ganhei dele na semana passada, no Paraguai, mas foi uma partida decidida nos detalhes”, explicou. O outro brasileiro nas semifinais não conseguiu chegar à decisão. O mineiro Bruno Oliveira, principal favorito da categoria, parou diante do argentino Matias Iturbe, quarto pré-classificado, em dois sets, placar de 7/6(3) e 6/2.

 

Nos 16 anos feminino, Camila Bossi, melhor brasileira no ranking Cosat, conseguiu um grande resultado e está na final. A paulista venceu a segunda favorita, a peruana Karen Siu, em dois sets, placar de 6/1 e 6/4. A tenista, que treina no clube Pinheiros, disse que o fator primordial para o resultado foi ter analisado o jogo da peruana pelas quartas de final. “Ela teve um jogo duro ontem, sabia que estava um pouco cansada. Precisava mexer ela bem e acho que consegui executar meu plano de jogo, principalmente no primeiro set. No segundo set consegui administrar bem a partida”, comentou. Camila está feliz com o resultado, que é o seu melhor na carreira infanto-juvenil até o momento. Sobre a final, sabe que terá uma adversária complicada. “Estou fazendo um excelente torneio, muito confiante, e quem sabe feche a semana com chave de ouro”, projetou. Na final, ela enfrenta a grande candidata ao título, a uruguaia Guillhermina Grant, que na outra semifinal venceu a peruana Daianne Hayashida, de virada, placar de 2/6, 6/0 e 7/6(4).

 

14 ANOS - Fazendo prevalecer sua condição de principal favorito, o paraguaio Adolfo Vallejo venceu o colombiano Nicolas Nino Mendoza por 6/1 e 6/3, garantindo presença na final dos 14 anos masculino do Banana Bowl. Seu adversário será o argentino Lautaro Midon, que venceu o peruano Gonzalo Bueno, segundo pré-classificado, parciais de 7/5 e 6/1. Nos 14 anos feminino, a boliviana Gabriela Flores, primeira cabeça de chave, passou com tranquilidade pela peruana Alessia Martinez, em dois sets, placar de 6/2 e 6/0. Ela jogará a decisão contra a argentina Solana Sierra, que passou pela colombiana Valeria Carreno por 6/0 e 6/2.

 

O 48º Banana Bowl tem a realização da Federação Gaúcha de Tênis em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis e Recreio da Juventude, com apoio dos Correios. Caxias do Sul sedia as categorias 16, 14, 12 e Tennis Kids, de 8 até 11 anos. A categoria 18 anos tem como sede a Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma. A supervisão é da ITF, Cosat, CBT e FGT. O patrocínio local é de Unimed/Nordeste e Florence, com apoio da Net/Caxias, Croasonho e Loja GMS Sports. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fgtenis@fgtenis.com.br . Confira mais informações pelo site www.bananabowl.com.br. Nas mídias sociais, curta Facebook.com/bananabowl e siga Twitter.com/bananabowl.


Crédito/Foto: Thiago Parmalat


Divulgação: De Zotti - Assessoria de Imprensa, com informações do jornalista Márcio Azambuja


A Tretorn é a Bola Oficial da Federação Gaúcha de Tênis