Rodada desta quinta-feira tem 62 partidas e define semifinalistas do Pré-Qualifying

Rodada desta quinta-feira tem 62 partidas e define semifinalistas do pré-quali da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

22 gaúchos seguem na briga por vaga na chave principal. 


Porto Alegre (RS) - Sessenta e oito jogos marcaram o primeiro dia na quarta-feira do pré-qualificatório para a 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecido como Copa Gerdau - Itaú, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil.

Treze das 81 partidas previstas não puderam ser realizadas por conta da chuva na capital gaúcha. A chave feminina dos 18 anos começa nesta quinta-feira.

Ao todo 22 tenistas gaúchos seguem na briga por uma vaga na chave principal, sete deles nos 18 anos masculino e feminino e 15 nas categorias 16 e 14 anos masculino.

A quinta-feira terá 62 partidas, entre elas jogos adiados pela segunda rodada do masculino nos 18 anos e segue com as oitavas e quartas de final em todas as categorias definindo os semifinalistas a partir das 17h30. Rafael Marques, campeão dos 16 anos ano passado, teve sua estreia adiada e enfrenta o carioca Daniel Szczupak pela segunda fase.

O pré-quali vai até sexta-feira onde teremos as semifinais a partir das 9h e finais a partir das 13h. O pré-quali é exclusivo para tenistas brasileiros que vão brigar por uma vaga na chave principal da categorias 18, 16 e 14 anos no masculino e 18 anos no feminino. Cada campeão recerá um convite para a chave principal e cada vice-campeão terá convite para o qualifying internacional que será jogado no sábado e domingo, dias 24 e 25. A chave principal de todas as categorias larga na segunda-feira, dia 26.

São ao todo 145 tenistas disputando partidas na Associação Leopoldina Juvenil e Clube do Comércio (Belém Novo Golf Club foi sede na quarta-feira) com 12 estados na disputa (PR, RS, SC, MS, RJ, CE, ES, DF, SP, MG e GO).

O qualifying internacional e a chave principal serão disputados na Associação Leopoldina Juvenil e no clube Sogipa até o dia 4 de março.

Na categoria principal, até 18 anos, o evento tem pontuação Grau A (equivalente a dos Grand Slams) sendo um dos nove maiores do mundo. Nas categorias 16 e 14 anos a pontuação vale para o ranking Cosat, da Confederação Sul-Americana de Tênis, na categoria 12 anos e Tennis Kids, até 8 anos, é válido para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.

O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.



Crédito/Foto: Gabriel Heusi


Divulgação: Gallas Press


A Tretorn é a Bola Oficial da Federação Gaúcha de Tênis