Banana Bowl vai movimentar o tênis em Caxias do Sul


Banana Bowl vai movimentar o tênis em Caxias do Sul


Categorias dos 8 aos 16 anos serão disputadas no clube Recreio da Juventude


 Caxias do Sul/RS – Estão na reta final os preparativos para um evento que promete entrar para a história do esporte gaúcho, especialmente de Caxias do Sul. O clube Recreio da Juventude colocará toda a sua estrutura à disposição do 47º Banana Bowl, o mais tradicional torneio da América do Sul. Centenas de tenistas de vários países são esperados entre os dias 1º e 12 de fevereiro, que vêm em busca de importantes pontos no ranking. Estarão em disputa as categorias dos 14 aos 16 anos, masculino e feminino, simples e duplas, além do chamado Bananinha, para os 12 anos, e do Bananinha Tennis Kids, para a garotada abaixo desta faixa etária.


 Esta é a primeira vez que a competição será realizada no Rio Grande do Sul. Criado em 1969, o torneio já passou por São Paulo, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos e São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, além de Blumenau, Florianópolis, Gaspar e Itajaí, em Santa Catarina. A categoria 18 anos será realizada na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma.


TÉCNICO GAÚCHO RELEMBRA VITÓRIAS NA DÉCADA DE 70 – O dia a dia do técnico Mauro Brandão é movimentado. Aos 55 anos de idade ele comanda uma escola de tênis junto ao Parque Tênis Clube, em Pelotas, com cerca de 180 alunos entre adultos e crianças. Com a realização do Banana Bowl pela primeira vez no Estado, ele recorda com carinho dos títulos conquistados em 1975, na categoria 14 anos, e em 1977, quando disputou os 16 anos. “Naquela época o torneio foi realizado em Santos e era considerado o mais importante evento infanto-juvenil, juntamente com o Orange Bowl, dos Estados Unidos, só ficando atrás do Grand Slam. Com a vitória, me tornei o número 1 do Brasil e da América do Sul”, recorda Brandão.  


Na comparação entre os anos 70 e os tempos atuais, o técnico não tem dúvidas: a grande diferença é que, hoje, o jovem tem que ser um atleta completo, principalmente com relação à preparação física. “Antigamente o jogo era mais lento, principalmente por causa do material utilizado nas raquetes”, lembra ele. Pai do tenista profissional Filipe Brandão, Mauro é engenheiro civil e chegou a trabalhar por 10 anos nesta área, mas retornou ao tênis por considerar esta a sua grande paixão. Quanto ao Banana Bowl em Caxias do Sul, ele lamenta que não poderá estar presente. “Terei que ficar trabalhando na Escola de Tênis. Mas vou acompanhar de perto todas as notícias”, assegura.


As inscrições deverão ser feitas junto à Confederação Brasileira de Tênis, por meio do site www.tenisintegrado.com.br . O 47º Banana Bowl tem a realização da Federação Gaúcha de Tênis e do Recreio da Juventude, com apoio da CBT Correios, Unimed Nordeste-RS, Bitcom e Rivatti Móveis. A supervisão é da ITF, Cosat, CBT e FGT. A bola oficial é a Tretorn e a hospedagem oficial será do hotel Personal Royal. Mais informações podem ser obtidos pelo e-mail bananabowl@fgtenis.com.br e pelos telefones (51) 3226-5734 / 3224-6348. Confira mais informações pelo site: www.bananabowl.org. Nas mídias sociais, curta Facebook.com/bananabowl e siga Twitter.com/bananabowl.


Divulgação: De Zotti - Assessoria de Imprensa


Crédito Foto: Banana Bowl - Tiago Parmalat


A Tretorn é a Bola Oficial da Federação Gaúcha de Tênis