Brasileiros dominam a 8ª Copa Santa Catarina Internacional de Tênis

O sábado (08) foi marcado por muitas decisões e conquistas em Itajaí, no término da 8ª edição da Copa Santa Catarina Internacional de Tênis, realizada pela ADK Tennis, Itamirim Clube de Campo (ICC) e Federação Catarinense de Tênis (FCT). O torneio infantojuvenil, que integra os calendários da Federação Internacional de Tênis (ITF), Gira Cosat (Confederação Sul-Americana de Tênis) e Confederação Brasileira de Tênis (CBT), definiu os vencedores de várias categorias, com destaque para o paulista Matheus Pucinelli e a paranaense Vitória Okuyama, campeões da 18 anos.

Na disputa por pontos para o ranking mundial juvenil da ITF, Matheus Pucinelli venceu na final o carioca Christian Oliveira por 2 sets a 0, parciais de 7/6(2) e 6/1. “Tive muita calma e confiança para reverter o placar. Salvei set point e na segunda parcial consegui impor meu jogo”, destacou Pucinelli, que ainda foi vice-campeão de duplas, ao lado de Igor Gimenez. Os dois perderam o título para os argentinos Juan Pablo Grassi e Ezequiel Santalla, duplo 6/4.

Na 18 anos feminina, a paranaense Vitória Okuyama não tomou conhecimento da mineira Marina Figueiredo e venceu por 6/0 e 6/2. “Joguei muito bem hoje, com agressividade e confiança, e estou muito feliz com minha semana aqui em Itajaí”, frisou Vitória, que também conquistou o título de duplas, ao lado da também paranaense Nathalia Gasparin. Elas venceram Figueiredo e a paranaense Georgia Gulin por 6/4 e 6/3.

Cerca de 300 atletas de 15 países participaram da Copa SC. Estiveram presentes tenistas do Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Rússia, Portugal, Suíça, Austrália, Índia, entre outras nacionalidades. “A Copa Santa Catarina faz parte do calendário mundial infantojuvenil. É considerada uma das maiores disputas da América Latina e nos orgulhamos de receber várias promessas do esporte. Por aqui já passaram tenistas como Thiago Monteiro, Orlando Luz e Marcelo Zormann, e neste ano novos talentos se destacaram”, ressaltou Ivan Kley, coordenador técnico da ADK Tennis e um dos organizadores da competição.

Outros campeões

Na categoria 16 anos, o paulista Rafael Silva conquistou o título ao vencer o catarinense Leonardo Frederico, da equipe ADK Tennis Itamirim, por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 7/5 e 6/1. O título de duplas ficou com o catarinense Herick Isago e o paranaense Eduardo Almeida, que venceram o cearense Jackson Xavier e o carioca Daniel Szczupak por 2/6, 7/6(6) e 10-6.

No feminino, a catarinense Namie Isago foi campeã de simples e duplas. Ela venceu a mineira Giulia Aguiar por 6/1 e 7/5. Nas duplas, Namie e Giulia derrotaram a paulista Vitória Francisco e a catarinense Paola Campigotto por 7/5 e 6/2.

O matogrossense Bryan Kuntz foi o campeão da 14 anos masculino ao vencer o gaúcho Lucius Soller por 6/2, 2/6 e 6/2. Nas duplas, os paulistas Vinicius Rodrigues e Pedro França conquistaram o título superando os paranaenses Eduardo Stephanes e Gabriel Hilbert por 6/4, 3/6 e 10-6.

Na 14 anos feminino, a paulista Camilla Bossi foi mais uma que venceu simples e duplas no Itamirim. Camila derrotou a conterrânea Juliana Munhoz por 6/2 e 6/1. Nas duplas, ao lado da brasiliense Bruna Sampaio, venceu a piauiense Livia Cavalcanti e a gaúcha Sofia Mendonça pelo mesmo placar.

O campeão de simples na 12 anos foi o gaúcho Gustavo Tedesco, que venceu o paulista Lucas Silva, duplo 6/4. Nas duplas, Tedesco e o também gaúcho Germano Setti derrotaram os baianos José Maciel Neto e Leonardo Oliveira por 8/5.

Entre as meninas, a gaúcha Amanda Oliveira foi campeã de simples e duplas na 12 anos. Ela superou a paranaense Maria Luisa Bloot por 6/1 e 6/0. Amanda e Maria Luisa venceram nas duplas as catarinenses Julia Mendes e Valentina Santos por 8/1.

Na categoria 8 anos masculino, os catarinenses André Caetano e João Barros foram campeão e vice-campeão, respectivamente.

Na categoria 9 anos masculino e feminino a final também foi entre catarinenses: Bernardo Fuckner venceu João Toffoli por 6/2, 3/6 e 10-7 na masculina, e na feminina, onde todas as tenistas jogaram entre si, Carolina Martins foi a campeã e Ana Campigotto, a vice-campeã.

O campeão na categoria 10 anos masculino foi o mineiro Pedro Rodrigues, que venceu o catarinense Leonardo Januário por 6/3 e 7/5. Já no feminino, a catarinense Allegra Hodson venceu a paranaense Isabelle Karam por duplo 6/2.

Na categoria 11 anos, todos os tenistas jogaram entre si tanto no feminino quanto no masculino. No masculino, o catarinense Antonio Peruzzolo foi o campeão e Eduardo Mamedo, do Distrito Federal, foi o vice-campeão. Já no feminino, Gabriela Sandrini, do Paraná, conquistou o título e Alexia Correa, de Santa Catarina, ficou com o vice campeonato.


A Copa Santa Catarina foi realizada nas categorias 18 anos, 16 anos, 14 anos, 12 anos e Tennis Kids (de 8 a 11 anos), nos naipes masculino e feminino. A competição foi Grade 4 e teve boa pontuação para o ranking da ITF, aos tenistas da 18 anos. Os atletas das categorias 14 anos e 16 anos somaram pontos importantes na Gira Cosat, enquanto os demais pontuaram pela CBT.



A Federação Catarinense de Tênis conta com o apoio de Santa Rita Água Mineral Natural.