Após lesão, Tulinho retorna e fatura circuito de tênis

Recorde de 170 tenistas competiram na 13ª etapa do Circuito Estadual de Tênis


Ariovaldo Custódio vence Robson Nunes por dois sets a zero na final da 1ª Classe Profissional, na 13ª etapa do Circuito Estadual de Tênis, torneio Copa de Tênis Sorpan, realizado no último fim de semana, de 21 a 25 de setembro, na Academia Tennis Company, em Cuiabá (MT). E Mário Meira, Teófilo Barros Jr, Maralice Lopes, Alef Rodrigo Lima e João Lucas Leite foram os demais campeões nas categorias adultas. A próxima etapa ocorre, de 12 a 16 de outubro, na capital.


Na 1ª Classe Profissional, Ariovaldo Custódio, mais conhecido pelo apelido de Tulinho, ganhou de Livas Tarcílio Damásio, nas quartas de final, por dois sets a zero e parciais de 6-0 e 6-0, depois venceu Wesley Nunes, nas semifinais, por dois sets a zero e parciais de 6-1 e 7-5 e, por fim, se consagrou campeão ao superar Robson Nunes, na final, por dois sets a zero e parciais de 6-1 e 6-4. E, segundo ele, uma bela conquista após nove meses parado por lesão na lombar.


“Tenho 39 anos e pratico tênis desde os 11 anos. Cheguei a ser o 5º melhor do país no ranking nacional de 18 anos, na mesma época em que Gustavo Kuerten era o 1º do mesmo ranking. Pelo tempo que pratico tênis, quase três décadas, carrego algumas dores, mas superei para voltar às quadras. Meu jogo na final foi muito regular. Fiz o rival se mexer e errei muito pouco. Vou com tudo para a próxima etapa, o torneio Monte Líbano Titânia Open de Tennis”, diz Tulinho.


Na 1ª Classe, Mário Meira venceu Mathias Oliveira Filho, na 1ª rodada, por dois sets a zero e parciais de 6-2 e 6-0, depois ganhou de Carlos Nogueira Junior, nas quartas de final, por dois sets a zero e parciais de 7-5 e 6-1, em seguida superou Márcio dos Santos, nas semifinais, por dois sets a zero e parciais de 6-4 e 6-4 e, por fim, sobrepujou Geraldo Prado, na final, por dois sets a zero e parciais de 6-4 e 6-4. Segundo Mário, uma final com disputa bastante equilibrada.


“A final da nossa categoria aconteceu entre dois parceiros de treino. Isso significa que ambos conheciam o estilo de jogo um do outro. O que torna a partida mais difícil e equilibrada. Mas consegui, apesar do sol escaldante, fazer fluir meu jogo. Acho que meu slice foi fator relevante no resultado final. O slice é um efeito que corta a bola de cima para baixo, tendendo a abaixá-la ao tocar no solo. Propício para golpes de aproximação”, comenta o campeão, Mário Meira.


Campeões


Na 1ª Classe Acima (para tenistas acima de 34 anos), Teófilo Barros Jr foi campeão ao derrotar Givanildo Almeida por parciais 6-2 e 6-4. Na 1ª Classe Feminina, Maralice Lopes foi campeã ao superar Isabela Nogueira por parciais 6-4 e 6-1. Na 2ª Classe, Alef Rodrigo Lima venceu Luciano de Almeida por parciais 6-3 e 6-1. E, na final da 3ª Classe, João Lucas Leite ganhou de Joilson Borges por dois sets a um e parciais de 2-6, 6-0 e 10-6.


Próxima


De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT), Rivaldo Barbosa, a 14ª etapa do Circuito Estadual de Tênis, nomeada Torneio Monte Líbano Titânia Open de Tennis, que ocorrerá de 12 a 16 de outubro, no Clube Monte Líbano, em Cuiabá, pretende superar o recorde de 170 tenistas inscritos da 13ª etapa. Segundo ele, se prevê ter a participação de 200 tenistas na 14ª etapa, principalmente pelo atrativo de R$ 10.500 em prêmios em dinheiro.


Texto e fotos: Junior Martins