Circuito Juvenil Correios iniciou a segunda etapa em Porto Alegre

Circuito Juvenil Correios iniciou a segunda etapa em Porto Alegre

Associação Leopoldina Juvenil recebe 456 tenistas de 19 estados no maior circuito de base do tênis brasileiro.

Campeões do Tennis Kids foram definidos neste fim de semana

Porto Alegre (RS) - O Circuito Juvenil Correios iniciou neste fim de semana sua segunda etapa da temporada 2016 na Associação Leopoldina Juvenil, um dos mais tradicionais clubes de tênis do Brasil, em Porto Alegre, local que recebe pela primeira vez a competição, com o total de 456 tenistas de 19 estados brasileiros, contando com representantes de todas as regiões do Brasil, até o próximo domingo, dia 29 de maio.

Na sexta-feira e sábado, dias 20 e 21 de maio, foram disputados os jogos do Tennis Kids, com as categorias 8, 9, 10 e 11 anos masculino, além de 10 e 11 anos feminino. Os campeões de simples e duplas foram conhecidos no sábado com títulos para jogadores de Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Além dos jogos, foi realizada uma palestra ministrada por Cesar Kist, coordenador do Departamento de Capacitação da Confederação Brasileira de Tênis e Oficial de Desenvolvimento da ITF para a América do Sul. Os temas apresentados foram voltados aos pais de jogadores que competem no Tennis Kids e contou com uma boa participação.

“Foi mais uma excelente iniciativa da CBT de trazer a comunidade tenística para perto da entidade e neste caso aqui foram os pais. Acho fundamental a gente informar os pais, principalmente os pais desses garotos que estão começando agora a vivenciar o circuito. Informar a respeito não só dos regulamentos do Circuito Tennis Kids e do Circuito Infantojuvenil, mas também ajudá-los com postura, com comportamentos que vão auxiliar na formação e no desenvolvimento dos seus filhos. A palestra foi neste sentido e também compartilhar algumas iniciativas que as grandes nações do tênis, nações desenvolvidas estão adotando em relação ao treinamento, formato de competição, regulamento de torneios, sempre visando o desenvolvimento a longo prazo dos jogadores”, explicou Cesar Kist.

Kist também reforçou a importância da separação por categorias em relação ao desenvolvimento das crianças que competem no tênis. “Essa divisão de categorias, praticamente de um em um ano, é muito importante principalmente nesta idade que a criança se desenvolve muito, e as vezes dividir por dois anos como já é nas categorias 12, 14 e 16 faz muita diferença não só de idade mas de desenvolvimento de tênis. Uma criança que começou a jogar com 7 anos, com 8 anos terá um ano de tênis, com 9 ela tem dois, ou seja, tem 100% a mais e isso representa muito em desenvolvimento. Esses regulamentos adotados pela CBT de dividir bem por quadra e por idade são fundamentais para equilibrar os jogos e também para o desenvolvimento das crianças”.

Finalizado o Tennis Kids, o Circuito Juvenil Correios teve neste domingo a abertura das chaves infantojuvenis e de transição, com o início do qualifying nas categorias 14, 16 e sub-23 anos masculino. Dois destaques na primeira rodada do quali na categoria 14 anos masculino foram os gaúchos Pedro Sasso e Guilherme Wilhelms, que venceram a estreia, assim como João Sasso, na categoria 16 anos masculino.

A programação de jogos desta segunda-feira tem início às 9h, com os primeiros jogos da categoria 12 anos masculino. Campeão da categoria 11 anos masculino A no Tennis Kids, o paulista Otavio Santos é um dos jogadores que fazem sua estreia na rodada da manhã na chave de 12 anos. Também serão disputados jogos da segunda rodada nas categorias 14, 16 e sub-23 anos masculino.

 
Veja abaixo os resultados finais do Tennis Kids

 
Simples

08M: Cauã Damasceno (SC) d. Henri Blanck (RS) - 6/3 4/6 10-4
09M: Bernardo Fuckner (SC) d. João Toffoli (RS) - 6/3 6/2
10M: Ettore Danesi (SP) d. Vinicius Magrin (SP) - 7/6(1) 6/2
11MA: Otavio Santos (SP) d. Caio Souza (GO) - 6/1 3/6 6/4
10F: Olivia Carneiro (SP) d. Cecilia Costa (PE) - 6/3 7/5
11FA: Marina Caleffi (RS) campeã, Amanda Papacosta (GO) vice

Duplas

08M: Cauã Damasceno (SC)/Rodrigo Machado Filho (ES) d. Henri Blanck (RS)/Pedro Dietrich (RS) - 6/2 6/3
09M: João Toffoli (SC)/Bernardo Fuckner (SC) d. Davi Almeida (RS)/Felipe Frantz (RS) - 6/2 6/2
10M: Thiago Guglieri (RS)/Vinicius Magrin (SP) d. Augusto Machado (RS)/Ettore Danesi (SP) - 6/4 7/6(3)
11MA: Caio Souza (GO)/Otavio Santos (SP) d. Gabriel Bari (RS)/Felipe Santos (RS) - 6/1 7/6(6)
10F: Allegra Hodson (SC)/Cecilia Costa (PE) d. Luiza Eidelvein (RS)/Isabella Xavier (RS) - 7/6(5) 7/5

A Tretorn é a Bola Oficial da Federação Gaúcha de Tênis