Brasileiros dominam Niterói Open e atingem melhor ranking

Niterói (RJ), 7 de maio de 2015 – Terminou neste domingo em Niterói, no Rio de Janeiro, a 16ª edição do Niterói Open, torneio especial que comemora os 30 anos do início da prática do Tênis em Cadeira de Rodas no Brasil, com os pioneiros José Carlos Morais e Celso Lima.

E a edição comemorativa do torneio internacional teve todos os títulos conquistados pelos brasileiros em Niterói, com destaque para Carlos “Jordan” Santos na chave masculina de simples e Meirycoll Duval na chave feminina de simples.

Carlos “Jordan” Santos conquistou o título masculino de simples ao desbancar na final o favorito Daniel Rodrigues, cabeça de chave 1 do torneio ITF, com parciais de 6/2 6/3. Jordan completou a semana sem perder nenhum set, com vitórias diante do chileno Jonathan Astrudillo, do brasileiro Mauricio Pomme e do argentino Ezequiel Casco, antes da final.

A final feminina de simples também foi disputada por brasileiras ,com a jovem Meyricoll Duval, de apenas 20 anos, conquistando o título ao superar Rejane Candida por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 6/4. Antes da decisão, Duval derrotou a também brasileira Maria Fernanda Alves e a canadense Mika Ishikawa, sem perder sets em nenhum dos duelos.

Nas duplas masculinas, os mineiros Rafael Medeiros e Daniel Rodrigues confirmaram o favoritismo e conquistaram o título sem perder sets. Eles superaram na final a parceria formada por Mauricio Pomme e Carlos “Jordan” Santos, com parciais de 7/6(1) 6/2. 

As duplas femininas foram conquistadas por Rejane Candida e Meirycoll Duval, que venceram as duas partidas disputadas no round robin contra as duplas Maria Fernanda Alves/Aline Cabral e Antonella Pralong/Natalie Ribeiro.

O mineiro Fabio Bernardes foi campeão na chave masculina juvenil ao derrotar na final o argentino Lucas Scarazzini por 2 sets a 1, com parciais de 7/6(4) 6/7(3) 6/4.

Os resultados em Niterói ajudaram os brasileiros a subir nos rankings masculino e feminino da ITF. 

Daniel Rodrigues se manteve como número 1 do Brasil e subiu para 18º do mundo em simples masculino, seguido de perto por Carlos Santos, que é o 21º do mundo, sua melhor posição na carreira. Rafael Medeiros segue como número 3 do Brasil e manteve a 29ª posição, enquanto Mauricio Pomme é o quarto brasileiro no top 50 com a 47ª colocação.

No feminino, Natalia Mayara segue como número 1 do Brasil com a 22ª posição, seguida por Rejane Cândida, que aparece como 35 do mundo após subir uma posição. Meirycoll Duval entrou pela primeira vez no top 50 mundial ao atingir a 45ª posição, sua melhor posição da carreira.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios - patrocinador oficial do Tênis do Brasil. O co-patrocínio é da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil e Tretorn - a bola oficial do Tênis brasileiro. O apoio é do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Mais informações em Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/photos/cbtenis